terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A minha utilização da internet


Antes de utilizar a Internet eu ia mais vezes à biblioteca, fazia muitos mais telefonemas, apesar de o continuar a fazer também lia mais livros e em menos espaço de tempo. Porém não mudei a minha forma de pensar, não me deixei deslumbrar, nem viciar, o que mudou para mim foi a utilização do tempo. Passo algum tempo online.
O que me leva a navegar na internet é o interesse por alguns temas; gosto por exemplo de ir a sites de culinária, para renovar a ementa lá de casa. Gosto de pesquisar sobre História de vários países, sobre os costumes de diferentes povos, sobre animais e sobre muitos outros temas. Apesar de nunca ter feito compras online (tenho receio), gosto de visitar algumas lojas virtuais.
Quanto às redes sociais utilizo o Messenger e o Hi5, e é através do meu endereço electrónico que converso com alguns familiares e amigos, isto permite-me visualiza-los, ouvir a sua voz e estar permanentemente em contacto sem que necessite de fazer telefonemas, ou seja, tenho até mais contacto com eles do que teria se não existisse internet.
Através do Hi5 reencontrei velhos colegas de escola dos quais não sabia notícias há muito tempo, isto é sem dúvida uma mais-valia, pois esses momentos já me proporcionaram algumas alegrias. Também através do hi5 conheci novas pessoas de povos e culturas diferentes e por mais incrível que isso possa parecer sinto por alguns carinho e amizade, é uma alegria receber as suas mensagens diariamente e mesmo conversar com alguns deles no Messenger.
Como mãe que sou, aconselho os meus filhos quanto á utilização da Internet e sobre os perigos que esta pode representar, apesar de respeitar a sua privacidade; converso sempre abertamente com eles advertindo-os para serem cuidadosos nas suas relações com pessoas estranhas, pois há muitas pessoas que não são bem-intencionadas, alertando-os por exemplo para que não se exponham demasiado.
Vantagens e desvantagens existem em todas as coisas, penso porém que se houver consciência quanto aos seus perigos, a Internet pode proporcionar a todos nós inúmeros benefícios, que se formos bons utilizadores superarão essas desvantagens.

Isabel

Sem comentários:

Enviar um comentário